Casos de Sucesso
GESTÃO DE SOBRESSALENTES
Dimensionamento, otimização e distribuição de sobressalentes de uma rede de serviços de alta críticidade
Operadora de telefonia
Maior empresa no setor de comunicações do país e pertencente a um dos maiores conclomerados de comunicação do mundo, atua em 13 países, com portifolio de produtos completo e convergente de voz, banda larga, ultra banda larga, dados e serviços digitais, TV por assinatura e TI.
Desafios
Gestão de Sobressalentes – Otimização das áreas de armazenagem, visibilidade aos sobressalentes de toda a empresa e disponibilização para aplicação no menor tempo e custo desejável.
Solução
Adequação dos pontos estratégicos de armazenagem e distribuição, planejamento dos níveis de estoque e ressuprimento e disponibilização de itens excedentes e obsoletos para alienação
Resultados
Pontos estratégicos reduzidos de 24 para 11, visibilidade de 100% dos sobressalentes, redução de 15% nas aquisições/reparos e 22% na mão de obra e cumprimento dos SLAs desejados.
Projeto, Cadastro, Gestão e Fiscalização de Redes FTTH
Survey, Elaboração e Cadastro de Projetos de Rede GPON
Telecom
Principal provedora de serviços de banda larga do Brasil com mais +14 milhões de acessos fixos.
Desafios
Disponibilizar estrutura logística, em todo território nacional, capaz de atender as necessidades de elaboração de projetos, em função das metas mensais do cliente.
Solução
Estruturar equipe com mais de 250 colaboradores, entre engenheiros e técnicos, além de automação de soluções para levantamentos de campo, Surveys, e algumas etapas de elaboração de projetos.
Resultados
Capacidade atual de entrega de projetos para atendimento de 150 mil/mês HPs, incluindo as etapas de surveys e cadastros.
HOMOLOGAÇÃO DE EQUIPAMENTOS
Homologação, Regressão e Testes de Interoperabilidade de Dispositivos Fixos e Acessórios
Telecom
Operando globalmente, é uma das maiores companhias de telecomunicações fixas e móveis do mundo, possuindo ao total, 357 milhões de clientes; o Brasil é o país com a maior quantidade de clientes da Telefónica, possuindo 95 milhões deles, espalhados entre as 5 regiões.
Desafios
Homologações de dispositivos fixos, materiais e acessórios, com aplicação de testes, coleta de logs e análise das funcionalidades.
Solução
Com efetivo de 17 profissionais entre Especialista, consultores e técnicos realiza a validação de cenários de acordo com as características de rede da Telefônica.
Resultados
156 homologações realizadas interagindo com fabricantes e clients buscando a melhoria continua da rede de telecomunicações
CENTRO DE PESQUISA EM ÓLEO E GÁS
Manutenção industrial e predial em Centro de Pesquisas
Óleo & Gás
Empresa do segmento de energia, com presença em 14 países, atuando nos segmentos de exploração, produção, refino, transporte e gás natural.
Desafios
Manutenção de elétrica, instrumentação, automação e predial, incluindo o Datacenter (CIPD), com +17.700 equipamentos em operação.
Solução
Com efetivo de 46 profissionais entre engenheiros, técnicos e planejadores, empregando o SAP PM/MM, e metodologia e gerenciamento Logictel.
Resultados
Melhoria dos indicadores de manutenção corretiva em 23% e preventiva em 28%.
REPARO DE INSTRUMENTAL ANALÍTICO
Manutenção corretiva e preventiva de instrumentos analíticos de processo
Óleo e Gás
Centro de Pesquisa de Empresa do segmento de energia, com presença em 14 países, atuando nos segmentos de exploração, produção, refino, transporte e gás natural.
Desafios
Entregar serviços técnicos de engenharia, planejamento e gestão de ativos, além do serviço de reparo corretivo e preventivo, em uma base de 4700 instrumentos.
Solução
Empregando um efetivo de 22 profissionais entre engenheiros, técnicos e planejadores, executando cerca de 170 reparos/mês entre corretivas e preventivas.
Resultados
Redução significativa de dispêndio em múltiplos contratos com fabricantes, de difícil gestão, concentrando em um único contrato com nível de serviço definidos.
USINA TERMOELÉTRICA
Manutenção de Elétrica Industrial em Usina Termoelétrica no Rio de Janeiro
Empresa subsidiária de grande empresa de óleo e gás, com 2 usinas termo elétricas com capacidade instalada total de 916 MW.
Desafios
Manutenção de elétrica de baixa e média tensão, incluindo S/E, transformadores, relés de proteção, paineis BT e MT, geradores, motores e demais instalações.
Solução
Com efetivo de 4 profissionais e 1 engenheiro, executava toda rotina de preventivas e corretivas conforme programação do cliente, garantindo os níveis de serviço contratados. Metodologia Logictel de gestão.
Resultados
Redução de 17% do Opex com o mesmo nível de qualidade de serviço.
REPARO ELETRÔNICO
Reparo de unidade, módulos e gestão de reparo das unidades em garantia com fabricante
Operadora de telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura, fortalecida pela fusão de grandes empresas de telecomunicações. É a operadora pioneira em 5G e em DSS (Dynamic Spectrum Sharing).
Desafios
Reparo de unidades e módulos que compõe a planta de telecomunicações da empresa. Também realiza a gestão dos reparos em garantia junto aos fabricantes.
Solução
Disponibilização de laboratórios de manutenção eletrônica no Rio de Janeiro e São Paulo facilitando a logística de transporte de unidades vindas de todo o Brasil
Resultados
Sólida parceria com resultado de economia superior a 30% nos custos de reparo e altos índices de recuperabilidade nas unidades em processo de reparo.
OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE TIC – FIELD SERVICE
Operação e Manutenção de campo em sistemas de TIC (core e acesso): redes de voz, dados e imagem, incluindo sistemas de transmissão e sistemas da radiocomunicações, sistemas de CFTV, videocomunicação e Intercom, com aprovisionamento e conficuração de equipamentos, documentação técnica, gestão da qualidade, de indicadores e de demandas.
Empresa do segmento de energia, com presença em 14 paises, atuando nos segmentos de exploração, produção, refino, transporte e gás natural.
Desafios
Manutenção em campo da rede de voz, dados e imagem, redes de transporte e acesso até o usuário final: sistemas ópticos e sem fio, switches, roteadores, centrais telefônicas, multiplexadores, rádios PDH e SDH, sistemas trunking e VHF, CFTV, videocom e intercom em toda a região sudeste, norte e nordeste do Brasil.
Solução
Efetivo de 150 profissionais entre engenheiros, técnicos e planejadores, empregando o SAP PM/MM, e feramentas e metodologia de gerenciamento Logictel.
Resultados
Melhoria dos indicadores opeacionais com a redução dos registros de manutenção corretivas em 18%, e redução de OPEX de 23%, com a utilizaçao de ferramentas de gestão de campo da Logictel.
REPAROS EM UNIDADES DA PLANTA DE TELECOMUNICAÇÕES
Reparo de unidade, módulos dos equipamentos de telefonia Fixa, móvel e planta B2B/B2C
Operadora de telecomunicações que atua na transformação digital a qual amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real de seus clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade.
Desafios
Reparo de unidades e módulos que compõe a planta de telecomunicações da empresa, mantendo ativo os equipamentos de diversificadas tecnologias.
Solução
Laboratórios de manutenção eletrônica que evoluíram com as tecnologias emergentes de telecomunicações mesmo para as tecnologias mais antigas e descontinuadas necessárias à planta de telecomunicações.
Resultados
Sólida parceria com resultado de economia e índices de recuperabilidade acima de 95% nas unidades em processo de reparo.
OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE TIC – CENTRALIZADO
Operação e manutenção da Rede de TIC para os sistemas do core e dos, com a gerência da rede e suporte às equipes de manutenção de campo e usuário final.
Empresa do segmento de energia, com presença em 14 paises, atuando nos segmentos de exploração, produção, refino, transporte e gás natural.
Desafios
Gerência e operação da rede, apoio à manutenção remota das redes de comunicação de voz, dados TCP/IP e imagem, redes LAN e WAN, incluindo sistemas de interconexão e sistemas de energia, abrangendo localidades da região sudeste do Brasil.
Solução
Efetivo composto por 9 engenheiros e técnicos especialistas, além de backoffice para gestão de qualidade, demandas e indicadores melhorias sistêmicas e ooperacionais e documentação. Utilização do SAP e dos sistemas aplicativos Spectrum Prisma, Formula Object Solutionsf, Network Node Manager HP e Superping, Sitel, Faixa IP da Petrobras.
Resultados
Melhoria dos indicadores operacionais, com o aumento da disponibilidade da planta para 99,99%, com redução de registros das manutenções corretivas em 17%.
HOMOLOGAÇÃO DE ONT E MODEM
Testes completos de todas as funcionalidades e interoperabilidade com os elementos de rede de ONTs e Modens
Telecom
Principal provedora de serviços de banda larga do Brasil com mais +14 milhões de acessos fixos.
Desafios
Desenvolver método e estrutura de teste para homologar equipamentos de acesso de clientes em tempo equivalente ao benchmark global.
Solução
Estruturando o conceito de caminho crítico e parelização de processos, adotamos procedimentos de automação dos processos mais longos, trabalhando em sintonia com as metas do cliente.
Resultados
Redução do tempo de homologação de 2 para apenas 1 mês, com processos automatizados, garantido qualidade e velocidade.
OUTSOURCING DE TIC
Centro de gestão personalizado com gerenciamento centralizado e local de toda a rede
Operadora de sistemas de telecomunicações com presença em vários países, atuando nos segmentos de voz, dados e imagem.
Desafios
Gerência e operação centralizada e local de toda a rede de comunicação de dados e voz, tendo como cliente final uma grande empresa do varejo do mercado mundial.
Solução
Efetivo composto por 10 engenheiros e técnicos especialistas, além, de backoffice para documentação. Utilizando do SAP e dos sistemas aplicativos fabricantes das diversas tecnologias.
Resultados
Melhoria dos indicadores operacionais, já acordados contratualmente, com aumento da confiabilidade da planta para 99,99% e redução de 16% de OPEX.